terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CHUVA ÁCIDA E EFEITO ESTUFA


CHUVA ÁCIDA
          A chuva ácida é formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente.  Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustíveis, produzem gases como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, dióxidos de carbono dentre outros, assim como a emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem no meio onde vivemos, provocam a chuva ácida.
          Estes gases são transportados durante muito tempo, percorrendo a atmosfera antes se reagem com partículas de água, originando ácidos que mais tarde vão cai em forma de chuva no solo, sendo uma chuva ácida. Essa precipitação ácida ocorre quando a concentração de dióxido de enxofre, carbono e óxidos de azoto é suficiente para reagir com as gotas de água suspensas no ar, ou seja, as nuvens. Sendo importante ressaltar que a chuva ácida nem sempre ocorre no local onde foram liberados os materiais que o formaram.
          A chuva ácida causa sérios danos à saúde dos seres humanos por conter substancia tóxicas que são liberadas quando a mesma cair no solo. Aumentar a acidez do solo prejudicando assim, o desenvolvimento das plantas, tornando-se menos produtiva dificultando a alimentação humana e dos animais.
          Afeta as floresta da mesma forma que prejudica a agricultura, provocando um desflorestamento das áreas e dizimados as florestas. Prejudica as fontes de água tornando mais ácida dificultando a vida no meio aquático. Também contribui para corroê-la alguns materiais utilizados nas diversas construções, danificando mais rápidas.  
          Podemos utilizar algumas ações para reduzir os problemas provocados pela chuva ácida. Como exemplos podem citar: a redução no consumo de energia, sistema de tratamento de gases emitidos pelas industriais, utilização e fontes energéticas limpas como: energia solar, eólica bicombustiveis , entre outros.
Temos vários tipos de catalisadores que são colocados nos escapamentos dos veículos e os chaminés das indústrias, transformando os gases tóxicos em gases menos tóxicos contribuindo para a diminuição dos gases, e assim a diminuição das chuvas ácidas.
O EFEITO ESTUFA
          O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
          Outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis. A queima do óleo diesel e da gasolina nos centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Esta camada de poluentes funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.
          Outro fator que contribuem para o efeito estufa em pequenas quantidades e a decomposição dos restos dos materiais, que são decomposto por fungos e bactérias, liberando gases provocando o efeito estufa, assim como os animais através da liberação dos gases.
          Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, assim como a chuva ácida, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta.
          O efeito estufa é importante para o planeta terra para manter a temperatura acima de zero, se não existisse o gás carbônico a terra teria uma temperatura muito baixa o que dificultaria a vida no planeta. Tantos os animais, como os vegetais, necessitam desse aquecimento para desenvolver suas atividades, para manter a sobrevivência no planeta.

Bibliografia consultada
- Apostila Química I -PROCAMPO
- www google. com. br 

Um comentário:

  1. Olá brodher! Dei uma visitada em suas postagens, ficou muito legal. Continue postando e registrando suas produções, pois é só assim que será reconhecido como autor e pesquisador.

    Abraço, nos vemos por aqui sempre....

    ResponderExcluir