segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SISTEMA FAMILIAR DE PRODUÇÃO E PROCESSOS DE TRABALHO NO CAMPO NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS BR 230 km 120 FAIXA DISTRITO DE UNIÃO DA FLORESTA, MEDICILANDIA – PA.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        LUCIANO ULATOSKI Curso de Licenciatura em Educação do Campo- PROCAMPO, com Habilitação em Ciências Naturais e Matemática

INTRODUÇÃO
Considerando o processo histórico da ocupação da Amazônia ao longo dos tempos e do município de Medicilândia Pará, localizado as margens da rodovia Transamazônica da BR 230, como os demais municípios vizinhos vêm enfrentando vários problemas ambientais, problemas agropecuário, falta educação e saúde de qualidade etc. esses e outros fatores contribui para uma baixa produção nas propriedades rurais, ocasionando um índice alto de pobreza na região afetando a aprendizagem dos educandos. Com bases nestes fatos, é importante problematizar e caracterizar como se tem construído, o sistema de produção familiar dentro das relações com o meio onde está envolvido.
Portanto é importante pesquisar as causas negativas e positiva trazida por políticas publica que provocou uma diversidade em nossa região. Por isso foi realizado uma pesquisa na propriedade do Sr. João Antonio de Lima que mora na comunidade Nossa Senhora das Graças, para identificar como estão os sistemas de produção dos educandos da escola Nossa Senhora das Graças e região. Já registrando a importância da produção orgânica que esta sendo trabalhado no município através de uma cooperativa percebendo as riquezas que a região oferece, e destacando o potencial produtivo na lavoura cacaueira.
Nesta pesquisa foram abordados alguns pontos: como a ocupação da propriedade e seus os atores? As atividades produtivas realizadas no espaço da propriedade? Como têm sido desenvolvidas essas atividades considerando sua relação com o meio ambiente? E como ocorre a relação entre a família e a comunidade onde a mesma está inserida e a sua vivência com os movimentos sociais e o espaço escolar?
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar e compreender como são constituídos os sistemas de produção e as suas principais características no contexto da agricultura familiar camponesa da região, considerando as relações sociais e as relações com o meio ambiente. Para alcançar este objetivo será necessário conhecer a ocupação do espaço no contexto da região pesquisada; compreender como ocorrem as atividades produtivas no espaço do estabelecimento rural e a relação com o meio ambiente identificar a relação da família com os movimentos sociais e o espaço escolar.
Neste trabalho foram usados questionários com entrevista direta com a família, e também subsídios com alguns autores pesquisados em apostilas dos tempos acadêmicos, onde estes constam assuntos sobre os Sistemas de Produção familiar. Após as pesquisas foram feito análises e reflexões sobre o tema apresentado, nesse sentido é possível identificar a seguir os procedimento utilizados na realização da pesquisa, que posteriormente apresentado os resultados da pesquisa na comunidade.
Caro leitor o relatório que esta em suas mãos é composta em primeiro plano pela fundamentação teórica, seguido da metodologia aplicada na pesquisa, resultados englobando a família; o estabelecimento agrícola; e as relações do sujeito com o meio onde vive, também consta neste mesmo trabalho a descrição da ação interventiva na comunidade (partilha dos saberes) e considerações parciais.

1- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pensamos que haveria muitos modos para pôr em prática as idéia do terceiro tempo acadêmico ou “pôr em suspenso”, diria Bourdieu (1998 p. 49). Optamos em compartilhar nossas intenções metodológicas e discutir com elas qual a pertinência da pesquisa-ação como forma de poder realizar um trabalho mais consciente na escola e comunidade onde desenvolvo as atividades cabíveis. Começamos, assim, a identificar o problema e a estabelecer certa “contratualização” (Barbier, 2002 p. 118) pensar em uma espécie de “contrato de ação”. Mas o que deveria conter neste contrato que pudesse ampliar novas formas de poder/de realização? Quais as questões que poderiam estar fortalecendo a nossa ação como professores/pesquisadores para analisar o sistema de produção das famílias no qual estamos envolvidos e prática para poder transformá-la Juntas.
Fomos registrando um “contrato de ação”, indicando: suas finalidades; suas funções dentro dos diferentes contextos; o tempo dedicado à leitura, à circulação da informação, à assimilação das novas tecnologias, à organização do trabalho individual e coletivo; o resgate da história de vida através de relatos autobiográficos, assegurando a coerência e a continuidade; a troca de experiência; o caminho metodológico; e o acompanhamento e avaliação de todo processo.
A questão da coerência entre a opção proclamada e a prática é uma das exigências que educadores críticos se fazem a si mesmos. É que sabem muito bem que não é o discurso o que ajuíza a prática, mas a prática que ajuíza o discurso (Freire, 1997 p. 25).
O objetivo principal deste texto esta voltado para alguns aspectos específicos da pesquisa-ação, para buscar, como nos diz o autor da epígrafe, mais coerência entre a opção proclamada e a prática que realizamos no enfrentamento dos desafios profissionais.
Como esta pesquisa- ação esta destinada a avaliação dos sistemas de produção dos educando do campo, e estes sistema já vem desde a colonização da transamazônica que Segundo Velho (1995)
O governo militar brasileiro, tendo á frente o Presidente Médici (Emílio Garrastazu Médici – 1969 / 1974) institui por meio do Decreto-Lei Nº1106, de 16 de julho de 1970, o Plano de Integração Nacional – PIN. Utilizando mão de obra nordestina liberada pelas grandes secas de 1969 e 1970 e a noção de vazios demográficos amazônicos, o plano foi executado com os lemas “integrar para não entregar” e “uma terra sem homens para homens sem terra.
A grande parte dos colonos que vieram para esta região é oriunda das regiões sul e nordeste do Brasil, No início da colonização desta região eram necessários que cada novo colono eliminasse 50% da cobertura florestal para que houvesse homologação da posse da terra, esta estratégia era a garantia pelo o governo brasileiro, vetor da colonização, de que a terra seria cultivada e que o colono teria seu sustento garantido. Hoje a estratégias é totalmente diferente daquela que o governo usou no inicio da colonização, mas as raízes de todo este processo vem desde a colonização e só agora e que esta sendo pensado.
Quatro décadas depois da inauguração, a Transamazônica permanece um esboço mal acabado de uma estrada, que trouxe no seu rastro, pela falta de planejamento, uma história de subdesenvolvimento. Em sua margem, hoje moram pequenos colonos, que vivem da agricultura de subsistência. Os excedentes das pequenas plantações de cacau, pimenta-do-reino e café não chegam aos grandes centros consumidores.
Com o passar de todos esses anos ocorreu substituição gradativa da floresta na paisagem por pastos, lavouras perenes e florestas secundárias de diferentes idades. Atualmente Medicilândia chama a atenção por duas iniciativas endógenas dos colonos que demonstram que a perspectiva inicial em relação a floresta está mudando, a primeira é o plantio de árvores nativas com grande valor comercial para sombreamento do cacau, a segunda é uma técnica de agricultura sem o uso de fogo que conserva parte das árvores para a mesma finalidade, esta técnica é denominada de Roça Sem Queimar.
Segundo Makarenko B. tem uma difusão dos conteúdos, sendo conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado, tendo o papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno, baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.
Conforme Líbaneo, a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, diferentemente da libertadora e libertária, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
Segundo Roseli Salete (2002), ser um educador do campo é antes de tudo ser um educador do povo brasileiro que vive no campo, em suas diferentes identidades. Com base nessa afirmação podemos comparar com a nossa docência, pois a mesma é no campo e estamos de fato inseridos nessa realidade formando cidadãos críticos, construtivos que possam ser agentes na modificação do modelo que minimiza e inclui o melhoramento do sistema de produção da agricultura familiar.
Segundo o texto, pluriatividade é a integração de uma atividade agrícola com outras atividades que não sejam agrícolas, mas que estão relacionadas ao meio rural. Este fato esta presente no questionário que foram aplicados as famílias rurais, que, no entanto foi necessário que algumas pessoas realizassem outras atividades não agrícolas, mas que contribuem indiretamente para o crescimento econômico familiar.
O transbordamento do urbano sobre o rural é responsável pela introdução de novas alternativas de trabalho para a população rural, sobretudo aquela composta por famílias de pequenos agricultores. Esse “novo rural brasileiro” se caracterizaria pela diminuição do peso da agricultura na manutenção das famílias rurais o que entendido, por alguns, como evidência da falência de certas formas de agricultura familiar. Segundo Silva (1999)
Ao lermos e discutirmos alguns textos da brochura do terceiro tempo acadêmico nos deparou com trechos que estão inter-relacionados com a nossa realidade. Segundo MARTINS (1997, P. 147), “A história do recente deslocamento da fronteira é uma história de destruição. Mas é também uma história de resistência, de revolta, de protesto, de sonho e de esperança...”. Muitas pessoas que vivem no campo estão também relacionadas com conflitos fundiários para adquirirem a posse legal de suas terras.
Para estarem amparados de alguma forma, os agricultores buscam orientações e apoio nos movimentos sociais (Associações, Cooperativas e Sindicatos), que estão por sua vez baseados na Constituição federal Brasileira:
Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende. Simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:
I – aproveitamento racional e adequado;
II – utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do ambiente;
III – observância das disposições que regulam as relações de trabalho;
IV – exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores. (BRASIL, 1988).
Portanto, podemos perceber a importância da leitura e discussão de textos relacionados ao nosso cotidiano, podendo, assim, contribuir significativamente na formação e desenvolvimento dos indivíduos críticos e construtivos que estão inseridos no campo, tanto quanto educando, quanto educadores e agricultores familiares.

Metodologia aplicada na pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2010. Os dados analisados são de natureza primária, obtidos através de entrevistas diretas e coletados por meio de questionários estruturados aplicados a uma família da comunidade do km 120 Faixa no município de Medicilandia Pará, localizado as margens da transamazônica. “Trata-se de um estudo de caso conforme Yin (1984), o que possibilita a investigação de um fenômeno dentro do contexto, analisando situações concretas”.
A pesquisa do terceiro tempo comunidades dentro dos sistemas familiares de produção, que serão socializadas na partilha de saberes no quarto tempo comunidade para os demais sujeitos pesquisados, que segundo Severino (2007) tais atividades foram contempladas no paradigma epistemológico dialético, como sabemos, uma pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e efetuar algum conhecimento pré-existente.
Para a realização da pesquisa apresentada no presente trabalho, houve a necessidade de se fazer uso de uma opção epistemológica em que é a relação sujeito x objeto ocorra dentro de um contexto histórico, e que ocorra uma reciprocidade entre eles. Por se tratar de uma pesquisa de cunho acadêmico e científico, fizemos o uso do pressuposto epistemológico da Dialética, alicerçados nos preceitos de Severino (2007), uma vez que, através da leitura do primeiro do discurso do segundo e terceiro tempo acadêmico, é nesse pressuposto em que tal relação no decorrer do tempo, e que também o objeto pode agir sobre o sujeito.
Nas atividades desenvolvidas: estudo dos sistemas de produção familiar, e partilha dos saberes foi utilizado como método cientifica uma abordagem qualitativa que segundo Severino (2007) não pode limitar apenas a fenômenos naturais de causa a efeito medido por funções matemáticas, que por sua vez era um método ineficaz. A escolha do método qualitativo vem suprir a abordagem matemática que deixava escapar aspectos relacionados com sua condição especifica do sujeito. Quando afirmamos que é uma abordagem qualitativa, foi feito o uso uma metodologia de pesquisa capaz de atender as múltiplas realidades, onde o todo é mais que a soma das partes, e esta abordagem nos permite analisar profundamente os dados recolhidos durante a referida pesquisa no terceiro tempo comunidade.
Tendo em vista uma planejada intervenção na realidade da comunidade de modo que podemos modificá-la, o método mais apropriado para esta etapa do presente trabalho é a pesquisa ação, segundo Severino (2007). Neste sentido teremos uma pesquisa que articula a relação entre teoria e prática, possibilitando ao pesquisador uma atuação efetiva sobre a realidade estudada, onde iremos usar questionário familiar semi estruturado para aplicar na família para a coleta de dados, além de observações e convivência com a família.
Optamos pela pesquisa de campo, pois segundo Minayo (1992) devemos buscar uma aproximação com as pessoas da área selecionada para o estudo. Nesse aspecto podermos desenvolver um bom trabalho prático, através da pesquisa de campo, onde podemos estabelecer uma relação de troca de conhecimento com os sujeitos da pesquisa no próprio lócus, buscando compreender os aspectos gerais formadores da referida família.
Conhecendo os pressupostos epistemológicos optamos pela pesquisa explicativa por que segundo Severino (2007), além de consignar por escrito e averiguar os objetos em estudo do sistema familiares de produção também será feito um levantamento através de questionamentos relacionados ao objeto de estudo. Concluímos a pesquisa final com a partilha de saberes, através de uma palestra que será quarto tempo comunidade.
Foi realizada uma entrevista direta dialogada, questionário semi- estruturado, que foi aplicado para o estudo do sistema de produção do agricultor entrevistado da comunidade Nossa Senhora das Graças no distrito de União da floresta km 120 faixas Medicilândia Pará, visando uma coleta de dados de acordo com as temáticas eleitas para elaboração das questões. Tais informações ou dados serão analisados, sistematizados e efetivada as devidas conclusões acerca dos temas relacionados com á vivencia da comunidade.
Na partilha de saberes pretendo realizar uma reunião com a comunidade e expor o portfólio produzido no terceiro tempo comunidade, para isso fará o uso dos recursos disponíveis: computador, cartazes, painéis, microfone e caixa acústica, através de exposição dialogada e de acordo como a realidade da comunidade..
2- RESULTADO E DISCUSSÃO
A colonização agrícola da Amazônia é iniciada pelos governos populistas e ampliada pela ditadura militar a partir dos anos 60. Em 1966, a operação Amazônia usava, principalmente, a política de incentivos fiscais com orientação para a pecuária extensiva, para isso foram criadas a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM e Banco da Amazônia – BASA (SABLAYROLLES & ROCHA, 2003, p. 13).
Na década de 70, com objetivo de ocupar a Região Amazônica, o governo construiu a Rodovia BR 230, denominada de Rodovia Transamazônica, através do Plano de Integração Nacional - PIN (1°PIN – 1970 a 1974), coordenado pelo Instituto de Colonização da Reforma Agrária (INCRA), a qual organizava os assentamentos e coordenava os diversos órgãos públicos de apoio como EMATER e CEPLAC (extensão rural), EMBRAPA (pesquisa) e o Banco do Brasil.
Antes da abertura da rodovia, as primeiras práticas agrícolas na região era o extrativismo, mas após a abertura da rodovia as práticas culturais foram aumentando, os agricultores passaram a cultivar culturas anuais (arroz - Oryza sativa, feijão - Phaseolus vulgaris, milho - Zea Mays, etc.). Em seguida houve a fase das culturas perenes, com a implantação da pimenta-do-reino, espécies frutíferas e ascensão da cacauicultura. A cultura do cacau se intensificou a partir da instalação da CEPLAC na região e do programa PROCACAU em 1978.
Trabalho de pesquisa realizado na comunidade do km 120 faixa Medicilândia Pará, localizado na BR 230 trecho Altamira Itaituba, onde foi desenvolvida uma pesquisa sobre o sistema familiar de produção, o estabelecimento agrícola, relação com meio ambiente e com a sociedade envolvente.
Percebe-se que a comunidade Nossa Senhora das Graças, apresenta umas diversidades de criações de animais e cultivo de diferentes culturas, isto esta implícito pelos diferentes tipos de solo da região e também influencia ainda do processo de colonização da região. Para fazer uma amostragem de como estão organizados, para isso, foi elaborado um questionário e aplicado as famílias de alguns educando para a coleta de dados.
A pesquisa foi realizada em um único estabelecimento agrícola, no qual o entrevistado é reconhecido como João Antonio de Lima, com 57 anos de idade, casado, morador e domiciliado no km 122,5 vicinal norte, localizado na BR 230 na rodovia Transamazônica.
Com base nos dados apresentados podem-se perceber vários problemas no sistema de produção de culturas anuais (lavoura branca). Pois a famílias pesquisadas produzem lavoura branca (arroz, feijão e milho) e nos dados constam também a insatisfação do produtor, já que, os problemas encontrados são vários, entre eles se destacam: as pragas, doenças, faltam de transporte, estradas para escoar a produção, assistência técnica, e infertilidade do solo dentre outros. Com as dificuldades que as famílias encontram, é perceptível os motivos que afetam o sistema de produção, além dos problemas citados acima, nota-se também a falta de planejamento no estabelecimento agrícola.

3.1 Referentes à Família
A família entrevistada o senhor João Antonia de Lima com 57 anos de idade, veio do estado do Paraná no ano de 1980, pois lá teve que vender suas terras para um fazendeiro, porque as mesmas eram financiadas e o mesmo não tinha condição de pagar a divida, então vendeu e pagou, mas ficou sem nada. Chegando ao Pará se casou com Antonia Irene Gonçalves de Lima 36 anos cearense, que também para o Pará em busca de dias melhores, pois no Ceara não tinham terras e como as políticas publicas do governo federal ofereciam terras nesta região, resolveram vir para adquirirem terras.
Ambos vieram ainda jovens, com os seus pais com objetivo de adquirirem terras e terem dias melhores e tentarem estabilidade econômica para manter a família. Pela colocação que o entrevistado faz, percebe-se um grande entusiasmo pelo fato de terem a oportunidade de garantir o futuro dos filhos, bem como, tanto na produção agrícola, como na formação profissional.
Nas respostas aplicadas ao questionário pré-elaborado pelo pesquisador são notáveis os relatos que o entrevistado já fez parte do conselho da escolar, demonstrando grande experiência com relação à participação do mesmo e de outros movimentos na comunidade onde vive. Além do envolvimento do trabalho na escola, esse sujeito consegue também fazer parte dos movimentos sociais, direto ou indiretamente está sempre contribuindo nos eventos na comunidade e município, que segundo a família vem alcançando os objetivos.
Esta família a qual se refere nesta pesquisa tem um padrão de vida razoável que pode ser considerada como uma agricultura familiar bem estruturada.
Nesse sentido nota-se que a estabilidade econômica da maioria das famílias do Município de Medicilândia esta relativamente ligada ao início da colonização. Isso mostra, no entanto que, quem conseguiu ser empossado numa terra de solo fértil, do tipo solo argiloso e roxo, é evidente também que conseguiu bons resultados no sistema de produção familiar principalmente com a lavoura do cacau e criação de bovinos.
Todos os membros da família com idade escolar sabem ler e escreve, dos seis filhos do casal, duas femininas conhecidas por nome Edlene e Evellen Mikaeli, ambas com o sobrenome Gonçalves de Lima, só a primeira sendo a mas velha da família com 17 anos curso o 3º ano do ensino médio em Castanhal Pará, a outra é a casula com 5 anos e ainda não freqüenta a escola. Já os outros quatros masculinos que tem por nome Jhonatan Erike 16 anos 8ª série, Jheimeson 15 anos 7ª série, Weslley Jhon 10 anos 4ª série, Welliton Willians 2º ano 7 anos, todos com o sobrenomes Gonçalves de Lima estão freqüentando a escola e cursam o ensino fundamental, a família não possui hábitos de ler por prazer, e sim por necessidades, os textos que são lidos com mais freqüência são documentos, receitas e bulas de remédios e algumas vezes lêem a bíblia.
Apesar de não lerem com freqüência, reconhece que a leitura é importante para a vida das pessoas, segundo a família a leitura trás mais informações e quem lê com freqüência tem mais facilidades para entender a realidade que os rodeia.

3.2- Estabelecimentos agrícolas
A propriedade da família é de aproximadamente 108 hectares, sendo que 68 hectares têm título definitivo e é o local onde se encontra a moradia da família e as 50 hectares restante só tem contrato de compra e venda registrada em cartório, e está a 7 km de sua moradia. Toda esta área foi comprada com recursos adquirida pela própria família trabalhando em propriedades de terceiros e parte de herança da família.
Aos longos dos anos vem sendo explorada para cultivos de plantios de subsistência sendo que em média de 60% a propriedade encontra-se desmatada e com apenas 40% de mata totalmente preservada. As áreas têm pouca madeira de lei, a água esta sendo usada para a criação de peixes, com preservação total das matas ciliares, toda a sua terra segundo o entrevistado é muito fértil com boa produtividade.
A família conta com as políticas publicas do governo para investimento na propriedade, através do PRONAF de investimento, no qual o mesmo se encontra em dia com as parcelas que já estão vencendo, afirmando que este dinheiro ajudou muito a melhorar a produção da propriedade. Hoje a família encontra se com uma renda média mensal de 1,5 salários mínimo, que segundo o entrevistado considera-se razoável para a sustentabilidade da família.

3.3- Relações com o meio envolvente
A família participa de algumas organizações sociais como o STTR (sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais) segundo seu João porque o mesmo valoriza a classe trabalhadora e é o único sindicato que defende essa os trabalhadores (as). Também faz parte da de uma cooperativa orgânica que iniciou partir da mobilização da Fundação Viver Produzir e Preservar em 2005 surge à discussão de incentivar a formação de cooperativas, com objetivo de trabalhar com a cacauicultura em outros produtos orgânicos e aproveitar o potencial de produção existente na região. Atualmente, são sete cooperativas de produção orgânica de cacau formada ao longo da Transamazônica.
As finalidades da criação dessas cooperativas são: contribuir na organização dos agricultores, romperem o monopólio de empresas compradoras de amêndoas de cacau, consolidar a produção orgânica na região, facilitarem o processo de certificação, melhorar a comercialização, produzir um produto ecologicamente correto formando demandas para o mercado e, também, promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região. Entre as principais cooperativas formadas destaca-se a COPOAM - Cooperativa de Produção Orgânica da Amazônia, que possui 21 cooperados, fundada em março de 2005 no Município de Medicilândia. Após o processo de criação da cooperativa COPOAM, começou o processo de certificação de cacau e outros produtos orgânicos no Município de Medicilândia e identificar a expectativa, e, a avaliação dos produtores em relação à produção orgânica de cacau.
A COPOAM adquiriu o selo de produção orgânica em abril de 2008 e os produtores tiveram que seguir as normas propostos pela entidade certificadora, entre essas destacam-se: a não utilizam de produtos químicos sintéticos, como adubos e defensivos agrícolas (herbicidas, inseticidas, fungicidas, entre outros); a substituição de defensivos e adubos químicos por produtos naturais, compostagem e calda biológica; a propriedade deve está limpar, sem restos de objetos descartáveis ou algum outro tipo de objeto poluente, deve respeitar os mananciais de água; seguir as recomendações no processo de beneficiamento que vai desde a seleção de sementes, a fermentação e armazenagem do produto; período de carência após aplicação de defensivo agrícola de três anos, entre outros.
Um dos problemas enfrentado pela família no sistema de produção é justamente a falta de assistência que só tem por parte da cooperativa aparece poucas vezes na propriedade durante o ano e depois deixa as famílias sem acompanhamento e isto leva a um grande problema, o agricultor sem assistência faz tudo do seu jeito e muitas vezes acabam sendo prejudicado, tendo grandes prejuízos e acaba não conseguindo cumprir com seus compromissos ficando em situação complicada de inadimplência com órgãos responsáveis.
O relacionamento na com as vizinhanças segundo seu João e a dona Irene é bem agradável, todos conseguem trabalhar juntos, fazem visitas nas casas dos vizinhos nos finais de semana, quando falta algum objeto em casa pega emprestado do vizinho, percebe se a uma boa relação.
A comunidade mais próxima da propriedade de seu João era a Santa Luzia, e a escola São Judas Tadeu ambas hoje fechadas por existir poucas pessoas na vicinal do km 122,5 norte, seus filhos estudam na escola nossa senhora das graças a 9 km de sua residência ele também participa e se considera membro da comunidade do km 120 faixa agrovila União da Floresta, onde esta sempre contribuindo com as atividades. Seu João é católico juntamente com seus filhos e sua esposa é evangélica da igreja Assembléia de Deus, não participa dos mutirões, sendo os que acontecem são realizados pelas igrejas.
Na propriedade há uma grande variedade de culturas cultivadas a maioria na forma de consorcio como: macaxeira, cana de açúcar, banana, graviola, acerola, abacaxi, urucum, coco, manga, citros, mamão, café e cacau. Sendo as duas principais culturas o café e o cacau que são as duas que assegura a renda da família juntamente com a criação de bovinos, são estas que são colocadas no mercado, as demais culturas são cultivadas para a alimentação da família.
Todo o processo de produção da família, esta baseado na mão de obra da própria família, onde todos contribuem com aquilo que pode fazer, nos horários em que não estão na escola. Todo o preparo da área ainda baseado na derruba e queima das florestas e capoeiras, não utiliza insumos ou defensivos químicos, por fazer parte da COOPAM e também por ter consciência de que estes causam sérios problemas para a saúde humana e prejuízos para a natureza.

DESCRIÇÃO DA PARTILHA DOS SABERES

Aos onze dias do mês de dezembro do ano de 2010, foi realizada a partilha dos saberes do segundo tempo comunidade da licenciatura em educação do campo (PROCAMPO), pelos educandos Francisca Mercer silva, Luciano Ulatoski, Rosane silva de campos que ocorreu na escola municipal Nossa Senhora das Graças no km 120 norte da BR 230 Medicilândia Pará, juntamente com os pais, alunos, responsáveis e outros convidados que dispuseram um tempo para nos ajudar a realizar a atividade.
A partilha saberes foi realizada na comunidade pesquisada, onde foi apresentado o resultado da pesquisa local, juntamente com resultado de outras pesquisa realizada na comunidade Nossa Senhora das Graças que fica as margens da rodovia transamazônica no km 120 faixa do trecho Altamira-Itaituba pelo discente Luciano Ulatoski.
Iniciamos a partilha com apresentação dos educandos do PROCAMPO e dos demais participantes, em seguidas foram feita a leitura de dois textos reflexivos: O que os professores fazem? Lido pela discente Francisca Mercer que estava participando da partilha dos saberes, mas não fez a exposição do resultado de sua pesquisa por não ter freqüentado o terceiro tempo acadêmico e não realizaram a pesquisa do segundo tempo comunidade, e outro lido pelo Luciano Ulatoski sobre a verdadeira inteligência ambos os textos de autores desconhecidos.
Após a leitura, os textos comentados por todos os participantes da plenária e membros da mesa. Tais comentários abriram o leque para dá inicio mediados pelos discentes Rosane e Luciano, expondo como foi feito o questionário na universidade e que o mesmo tinha dez questões e foi aplicado em dez famílias na comunidade 13 de maio e nossa senhora das graças.
O trabalho exposto é resultado da pesquisa que foi realizada do mês de fevereiro a junho de 2010. Enquanto estavam acontecendo à exposição das questões e dos gráficos pelos educandos do PROCAMPO, os pais, alunos e demais presentes estavam olhando os portfólios construídos pelos expositores desde o primeiro tempo comunidade.
Durante as apresentações teve varias intervenções dos presentes, comentando sobres as resposta dos questionários e dos gráficos apresentados que nem sempre mostrava a realidade local, pois alguns dos entrevistados por medo de repreensão por suas práticas realizada em sua propriedade, como por exemplo, o desmatamento, preservação das matas ciliares e uso de agrotóxicos, sendo reconhecidos até mesmos pelos próprios agricultores entrevistados.
Como algumas respostas dos pesquisados foram alteradas durante ser entrevistados, os próprios perceberam a discrepância entre os dados e a realidade da localidade da pesquisa, e se propuseram a ser mais correntes com suas respostas nas próximas pesquisas.
Também foram feitos varias comparações das realidades das ambas as comunidades que estão bem próximas uma da outra e com características semelhantes. Outros relataram a importância da pesquisa, dizendo já ter se encontrado com pessoas que fizeram pergunta sobre a vicinal e o mesmo não o sobe responder por não ter se atentado para pequenas coisas e que tem uma grande importância para as comunidades. Terminando a exposição, foi feitos os agradecimentos encerrando com um lanche.

CONSIDERAÇÕES PARCIAIS

A ocupação da propriedade do Sr. João Antonio de Lima se deu por meio da compra da área de 50 hectares seguida de uma nova compra de outro pedaço de 68 hectare ambos com recursos próprios conseguido com sua Mao e obra e herança de sua esposa. É uma posse legal por que receberam o documento chamado de Titulo definitivo.
Diferente das demais famílias da região que teve oportunidade, receber a terra com documento, as margens da transamazônica e ainda com solo bastante fértil, assentado pelo INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária). A família conseguem fazer um bom uso de suas terras, que vem ao longo dos anos implantando pastagens, cacau, café e varias outros culturas acima especificadas na qual conseguiram instabilidade pelo fato de ser uma cultura de produção contínua e de valor comercial bastante aceito.
As atividades produtivas realizadas no espaço da propriedade há uma variedade de culturas cultivadas, é uma propriedade típica da agricultura familiar, baseado no campesinato brasileiro a maioria na forma de consorcio como: macaxeira, cana de açúcar, banana, graviola, acerola, abacaxi, urucum, coco, manga, citros, mamão, café e cacau. Todas essas atividades estão sendo desenvolvidas respeitando o meio ambiente utilizando somente insumos orgânicos, e praticas que visão uma produção saudável, livres de contaminações.
Há uma boa relação entre a família, vizinhança e comunidade onde estão inseridos todos os seus filhos na escola, fazem parte de varias organizações sócias como STTR e COOPAM, já fez parte do conselho escolar por três anos, sempre acompanha os seus filhos na escola.
Tem uma grande experiência da prática orgânica na região, a qual está se consolidando e tende a crescer através da formação e oportunizando a certificação de outros produtos. A partir dos resultados foi possível identificar alguns fatores importantes no sistema familiar de produção fazendo parte de uma organização dos produtores, com acesso a mercado, orientações técnica, entre outros. Também por possuir na COOPAM trabalhos de orientação dos cooperados são realizados, também, pelas lideranças da cooperativa durante o ano, as quais realizam visitas nas propriedades, com intuito de verificar o andamento dos trabalhos e de repassar alguma informação ou orientação, e ter vários produtos com certificação orgânica que tem um grande respaldo no mercado diante dos consumidores.

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  1. Olá brodher, já dei uma olhada em seu blog, é por aqui que começamos a divulgar nossas produções. É muito legal podermos compartilhar conhecimento através do blog porque a página permite-nos melhorar a cada dia,ampliar nossos conceitos, sugerir, propor, em fim...Ainda é válido ressaltar que se por acaso você perder todos seus trabalhos no computador uo pendrives, aqui estará seguro semrpre. Abraço e continue publicando....

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