terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Que agenda de pesquisa para entender melhor o sistema educativo do campo, seria necessários e urgentes, para configuração de um sistema educativo de uma escola e de políticas públicas de educação do campo?


Para esta agenda podemos destacar vários pontos aonde venham contribuir para a elaboração de uma pesquisa para podemos entender como se dá o processo de educação do campo no campo.
Devemos pesquisar as desigualdades históricas sofridas pelos sujeitos do campo, sendo elas econômicas, sociais, educativas etc. esclarecer o porquê dessas desigualdades que marca fundamentalmente os sujeitos do campo. Tais desigualdades que não alterou, mas se aprofundou com a modernidade.
Não podem deixar que a educação seja pesquisada única e exclusiva por professores ou outros profissionais da área de educação, mais, que seja pesquisada pelos os mais diversos ramos das ciências. Pesquisando os tipos de políticas públicas e como elas estão chegando ao campo e se estão satisfazendo as necessidades dos sujeitos lá inseridos.
 Não temos padrões de educação que de certo para todos os educando em diferentes regiões, ou seja, é necessário pesquisar a realidade de cada região para estabelecer um modelo de educação para atender as especificidades do campo em cada localidade, considerando os costumes, as diferenças culturais e sociais de cada povo.
Pesquisar para conhecer as dinâmicas do campo, de cada família lá inserida, pensar uma escola que possibilite e dinamize que trazem novas idéias, uma escola que coloque a educação no campo dos direitos e deixe de ser uma instituição de estruturas, culturas e valores consolidados.
Os sujeitos do campo, tem uma infância mais curta, a adolescência praticamente não é reconhecida, eles são inseridos precocemente no trabalho para que possam contribuir com a renda familiar, o que deixam muitas das vezes de freqüentar a escola.
Será necessário considerar também as tradições camponesas, estudar as matrizes de lutas, dinâmicas, movimentos que ao longo dos tempos mantiveram essas pessoas no campo, e os conhecimentos que contribuíram para a sobrevivência.  Devemos inserir no campo uma cultura tecnológica sem desrespeitar as raízes históricas destes sujeitos.
Por ultimo construir um modelo de educação que atendam as ansiedades dos sujeitos do campo, considerando as múltiplas idades, temporiedades, que diferenciam os sujeitos do campos dos demais, ou seja uma educação de qualidade que tenha vinculo de trabalho entre escolas do campo, sistemas de educação do campo e profissionais do campo, para a conformação da educação para o campo.

LUCIANO ULATOSKI
                          ACADÊMICO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO  PROCAMPO, 2011



 
Altamira-Pará -10 de Fevereiro de 2011

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