AUTOR:LUCIANO
ULATOSKI
Baixo Nível de
Aprendizagem por Ausência dos Pais nas Escolas
Luciano Ulatoski
Resumo
Este artigo vem retratar a ausência dos pais nas escolas, aqui a uma
descrição de um dos problemas encontrados nas escolas, que é a ausência dos
pais nas atividades escolares. De acordo com os mesmos uns fica ausente por
falta de tempo, outro por desconhecer os conteúdos ministrados na escola,
ainda, alguns atribui as obrigações a escola.
De
acordo com as experiências e alguns especialistas tantos a escolas como as pais
tem um papel fundamental, ambos devem estar inseridos no processo de ensino dos
discentes, que quando acompanhados, demonstram maior interesse, comportamentos
e acima de tudo uma boa aprendizagem.
Palavras
chaves: Pais- estudantes- Aprendizagem.
summary__________________________________________________________
This article has been portraying the absence of parents in schools, here's a description of the problems found in schools, which is the absence of parents in school activities.According to the same one is absent for lack of time, one by ignoring the material taughtin the school also gives some obligations to school.According to some experts and the experiences many schools as parents have a key role, both should be included in the teaching of students, that when followed, show greaterinterest, behavior and above all a good learning.
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Keywords: Parent-student-learning
Keywords: Parent-student-learning
Baseado e
fundamentado em informações as pesquisas realizadas nas escolas do km 130
vicinal norte, também experiências vividas nestas comunidades, complementados
com outros autores que já escreveram sobre baixo índice de aprendizagem por
ausência dos pais nas escolas.
Apesar de outros
fatores contribuírem para o baixo índice de aprendizagem. Em nosso país, a
ausência dos pais nas escolas é um problema encontrado em quase todas as
escolas da zona rural e urbana. Com base na convivência, observações e
pesquisas realizadas nas escolas Novo Oriente
e Liberdade localizada nas comunidades Santa Cecília e Padre da Josimo na
vicinal dos 130 norte BR 230 Medicilândia-Pa. É notável que os pais estejam ausentes e jogam cada vez mais sobre as
mães e a escola a responsabilidade de acompanhar a educação dos filhos,
não gostam de participar das reuniões
nem de ir a escola saber como esta a vida escolar dos seus filhos.
Segundo o professor, Romério Gaspar Schrammel,
diretor do Sistema Dohms de Ensino em Camaquã:
“O pai é uma figura rara nas reuniões escolares,
não se pronuncia quando comparece e, se fala, é para dizer o que a mulher
mandou. Nas
reuniões, quem comparece são as mães. Os pais vêm só em certas atividades, como
o Dia dos Pais. Ele está ausente também em casa, não se envolve no dia a dia
dos estudos, não faz cobranças sobre o que o filho está vendo na escola. Parece
que o homem não encontra hoje o seu
espaço na família”
De acordo com o pai da escola Liberdade Darci Alves
Pereira, como sua esposa participa ele não vai. Porque ela repassa o que esta
acontecendo na escola, mas reconhece que a ausência dos pais prejudica o
desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. “O pai foi relegando tarefas à mãe, em lugar de
dividir. Isso tem um impacto nas crianças” diz Toillier.
Muitos dos pais
alegam que não participa da vida escolar de seus filhos na escola Novo Oriente
e Liberdade, porque trabalham na roça e não têm tempo para ir a escola, outros
porque dizem não ter estudado, não tem como ajudar, pois o conteúdo ministrado
pelo professor ele não tem conhecimento. Além desses alguns comentam e tentam
jogar que toda a responsabilidade da educação do alunado é especifica dos
professores, não cabendo sua ajuda. Estas e muitas outras afirmativas têm como
base pesquisa realizadas com os pais das referidas escolas.
Segundo o pai Arrimatéia oliveira da
silva da escola Novo Oriente, acompanham as atividades filhos realizada em casa
todos os dias. Só que não participa das reuniões escolares, não vai a escola
acompanhar seu filho, só participa das comemorações escolares (festinhas dos
pais, das mães, etc), reconhecendo sua falha, ainda faz a colocação que seus
filhos não têm bom comportamento na escola, talvez seja porque nem ele e sua
esposa vão a escola constantemente, só vão se for chamado pelo professor.
As dificuldades de um aluno em
aprender como o hábito de estudar depende da integração familiar com o seu
cotidiano na escola. Procurar saber sobre como foi a aula do dia, discutir com
o filho sobre as atividades, verificar a freqüência e as notas são atitudes que
deveriam ser mais freqüentes do que vem acontecendo nas escolas hoje.
Segundo
Romério Gaspar Schrammel quanto mais o pai participa, melhor a rotina na
escola. Muitas vezes, quando chega na 5ª série em diante, e o pai é ausente, a
mãe perde o domínio, e ocorrem problemas de disciplina e de rendimento.
Com base em minhas experiências e de
outros colegas de trabalhos os estudantes quando não são acompanhados pelos
pais, geralmente não demonstram interesse, são mais agressivos na escolas tanto
com os colegas como com o professor. Já os discentes que tem o acompanhamento
dos pais demonstram maior interesse, se desenvolvem mais rápido, tem respeito.
Os pais vêm transferindo cada vez mais a responsabilidade pela educação dos
filhos para a escola.
A competitividade profissional, aliada à economia de consumo, está abalando as relações familiares e contribuindo para que os pais releguem à escola a tarefa de educar os filhos. Isso compromete a transmissão às crianças e aos jovens de valores como solidariedade, respeito ao próximo, fidelidade.
A competitividade profissional, aliada à economia de consumo, está abalando as relações familiares e contribuindo para que os pais releguem à escola a tarefa de educar os filhos. Isso compromete a transmissão às crianças e aos jovens de valores como solidariedade, respeito ao próximo, fidelidade.
Os primeiros professores são os pais,
com eles aprendem-se as primeiras interações e ao longo do desenvolvimento,
aperfeiçoar. Estas relações, já estão constituídas na criança, ao chegar à
escola, que influenciará consideravelmente no poder de produção deste sujeito.
Mesmo diante de situações
adversas, a família precisa estar atenta para exercer sua responsabilidade na
formação de cidadãos comprometidos com o meio em que vivem. É na família que a
criança aprende a ser tolerante e a desenvolver ações de cidadania, de
solidariedade, de fraternidade. O papel da escola é apenas o de transmitir
instrução complementar e permitir que a criança exercite sua cidadania. Os pais
pesquisados concordam. Eles acreditam que os valores éticos e mais amplos não
se aprendem na escola. É atribuição de a família ensiná-los.
Assim,
eles também admitem que seja no ambiente familiar que devem ser estimuladas
ações de amor e cumplicidade e abolidas atitudes de repressão e violência. A
base para se conseguir uma boa convivência, mesmo que os pais passem boa parte
do tempo no trabalho, é discutindo com as crianças situações do cotidiano.
Em
meio a inúmeros problemas encontrados nas escolas, se os estudantes começarem a
ser acompanhados pela família vai ter um grande avanço no processo da
aprendizagem das escolas, já que as crianças, adolescentes e jovens que são
acompanhados, sempre têm os melhores conceitos.
Referências
bibliográficasSchrammel, Romério Gaspar diretor do Sistema Dohms de Ensino em Camaquã, artigo sobre a ausência do pai na escola. (Diário da Amazônia, janeiro 2009)
Coletânea do 1º tempo acadêmico do Procampo, campus Altamira (julho- agosto 2009)
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