terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Baixo Nível de Aprendizagem por Ausência dos Pais nas Escolas



SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
COORDENAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.
CAMPUS DE ALTAMIRA





AUTOR:LUCIANO ULATOSKI



Baixo Nível de Aprendizagem por Ausência dos Pais nas Escolas
 Luciano Ulatoski
Resumo
Este artigo vem retratar a ausência dos pais nas escolas, aqui a uma descrição de um dos problemas encontrados nas escolas, que é a ausência dos pais nas atividades escolares. De acordo com os mesmos uns fica ausente por falta de tempo, outro por desconhecer os conteúdos ministrados na escola, ainda, alguns atribui as obrigações a escola.
De acordo com as experiências e alguns especialistas tantos a escolas como as pais tem um papel fundamental, ambos devem estar inseridos no processo de ensino dos discentes, que quando acompanhados, demonstram maior interesse, comportamentos e acima de tudo uma boa aprendizagem.
Palavras chaves: Pais- estudantes- Aprendizagem.

summary__________________________________________________________
       This article has been portraying the absence of parents in schools, here's a description of the problems found in schools, which is the absence of parents in school activities.According to the same one is absent for lack of time, one by ignoring the material taughtin the school also gives some obligations to school.
       According to some experts and the experiences many schools as parents have a key role, both should be included in the teaching of studentsthat when followedshow greaterinterest, behavior and above all a good learning.

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Keywords: Parent-student-learning

Baseado e fundamentado em informações as pesquisas realizadas nas escolas do km 130 vicinal norte, também experiências vividas nestas comunidades, complementados com outros autores que já escreveram sobre baixo índice de aprendizagem por ausência dos pais nas escolas.
Apesar de outros fatores contribuírem para o baixo índice de aprendizagem. Em nosso país, a ausência dos pais nas escolas é um problema encontrado em quase todas as escolas da zona rural e urbana. Com base na convivência, observações e pesquisas realizadas nas escolas Novo  Oriente e Liberdade localizada nas comunidades Santa Cecília e Padre da Josimo na vicinal dos 130 norte BR 230 Medicilândia-Pa. É notável que os pais estejam ausentes e jogam cada vez mais sobre as mães e a escola a responsabilidade de acompanhar a educação dos filhos, não  gostam de participar das reuniões nem de ir a escola saber como esta a vida escolar dos seus filhos.
Segundo o professor, Romério Gaspar Schrammel, diretor do Sistema Dohms de Ensino em Camaquã:
“O pai é uma figura rara nas reuniões escolares, não se pronuncia quando comparece e, se fala, é para dizer o que a mulher mandou. Nas reuniões, quem comparece são as mães. Os pais vêm só em certas atividades, como o Dia dos Pais. Ele está ausente também em casa, não se envolve no dia a dia dos estudos, não faz cobranças sobre o que o filho está vendo na escola. Parece que o homem  não encontra hoje o seu espaço na família”
De acordo com o pai da escola Liberdade Darci Alves Pereira, como sua esposa participa ele não vai. Porque ela repassa o que esta acontecendo na escola, mas reconhece que a ausência dos pais prejudica o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. O pai foi relegando tarefas à mãe, em lugar de dividir. Isso tem um impacto nas crianças” diz Toillier.
                                                                                                                                            
Muitos dos pais alegam que não participa da vida escolar de seus filhos na escola Novo Oriente e Liberdade, porque trabalham na roça e não têm tempo para ir a escola, outros porque dizem não ter estudado, não tem como ajudar, pois o conteúdo ministrado pelo professor ele não tem conhecimento. Além desses alguns comentam e tentam jogar que toda a responsabilidade da educação do alunado é especifica dos professores, não cabendo sua ajuda. Estas e muitas outras afirmativas têm como base pesquisa realizadas com os pais das referidas escolas.
Segundo o pai Arrimatéia oliveira da silva da escola Novo Oriente, acompanham as atividades filhos realizada em casa todos os dias. Só que não participa das reuniões escolares, não vai a escola acompanhar seu filho, só participa das comemorações escolares (festinhas dos pais, das mães, etc), reconhecendo sua falha, ainda faz a colocação que seus filhos não têm bom comportamento na escola, talvez seja porque nem ele e sua esposa vão a escola constantemente, só vão se for chamado pelo professor.
As dificuldades de um aluno em aprender como o hábito de estudar depende da integração familiar com o seu cotidiano na escola. Procurar saber sobre como foi a aula do dia, discutir com o filho sobre as atividades, verificar a freqüência e as notas são atitudes que deveriam ser mais freqüentes do que vem acontecendo nas escolas hoje.
Segundo Romério Gaspar Schrammel quanto mais o pai participa, melhor a rotina na escola. Muitas vezes, quando chega na 5ª série em diante, e o pai é ausente, a mãe perde o domínio, e ocorrem problemas de disciplina e de rendimento.
Com base em minhas experiências e de outros colegas de trabalhos os estudantes quando não são acompanhados pelos pais, geralmente não demonstram interesse, são mais agressivos na escolas tanto com os colegas como com o professor. Já os discentes que tem o acompanhamento dos pais demonstram maior interesse, se desenvolvem mais rápido, tem respeito. Os pais vêm transferindo cada vez mais a responsabilidade pela educação dos filhos para a escola.
            A competitividade profissional, aliada à economia de consumo, está abalando as relações familiares e contribuindo para que os pais releguem à escola a tarefa de educar os filhos. Isso compromete a transmissão às crianças e aos jovens de valores como solidariedade, respeito ao próximo, fidelidade.
Os primeiros professores são os pais, com eles aprendem-se as primeiras interações e ao longo do desenvolvimento, aperfeiçoar. Estas relações, já estão constituídas na criança, ao chegar à escola, que influenciará consideravelmente no poder de produção deste sujeito.
Mesmo diante de situações adversas, a família precisa estar atenta para exercer sua responsabilidade na formação de cidadãos comprometidos com o meio em que vivem. É na família que a criança aprende a ser tolerante e a desenvolver ações de cidadania, de solidariedade, de fraternidade. O papel da escola é apenas o de transmitir instrução complementar e permitir que a criança exercite sua cidadania. Os pais pesquisados concordam. Eles acreditam que os valores éticos e mais amplos não se aprendem na escola. É atribuição de a família ensiná-los.
Assim, eles também admitem que seja no ambiente familiar que devem ser estimuladas ações de amor e cumplicidade e abolidas atitudes de repressão e violência. A base para se conseguir uma boa convivência, mesmo que os pais passem boa parte do tempo no trabalho, é discutindo com as crianças situações do cotidiano.                                                                   
Em meio a inúmeros problemas encontrados nas escolas, se os estudantes começarem a ser acompanhados pela família vai ter um grande avanço no processo da aprendizagem das escolas, já que as crianças, adolescentes e jovens que são acompanhados, sempre têm os melhores conceitos.
Referências bibliográficas
Schrammel, Romério Gaspar diretor do Sistema Dohms de Ensino em Camaquã, artigo sobre a ausência do pai na escola. (Diário da Amazônia, janeiro 2009)
Coletânea do 1º tempo acadêmico do Procampo, campus Altamira (julho- agosto 2009)

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