quinta-feira, 21 de junho de 2012

RESUMO DO FILME: O GLOBAL VISTO DE CÁ.


RESUMO DO FILME: O GLOBAL VISTO DE CÁ.

O filme o global visto de cá de Milton Santos é documentário expõe de forma direta os diversos fatores alavancando a crise do Estado do Bem Estar Social e a percepção da ineficiência do capitalismo em que todos os setores. O filme chama atenção também para uma coisa histórica na sociedade; a desigualdade sócio-econômica, político e cultural. Não só no Brasil, como em outros países e principalmente países pobres. Com idéias através da privatização de setores públicos, causando grade revolta na população.
O filme também retrata as influências que a globalização esta causando em alguns países, mostrando assim, o processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos, que, por suas idéias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.
O vídeo nos mostra as diferenças tanto do lado econômico como do social. E nos faz perceber que a democracia que vivemos, é falsa. E que só mudará, se houver a conscientização e a mobilização de todos, é possível verificar isso nos movimentos, que conseguiram o direito de posses das terras e de uma universidade voltada para a formação dos trabalhadores e seus filhos, voltada para uma educação do campo. Nós temos o poder, e precisamos saber usá-lo, a manifestação é o primeiro passo.
A globalização e vista como um processo que surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado, o que no filme mostra que ocorreu, porém somente estes lucraram com a globalização pelo fato de os países ricos ficarem ainda mais ricos e os pobres ainda mais pobres através do sistema denominado capitalismo.

LUCIANO ULATOSKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário