sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ECOSSISTEMA MEDICILÂNDIA


LUCIANO ULATOSKI1

ECOSSISTEMA
            Amazônia compartilha com o resto dos trópicos úmidos uma alta radiação solar, temperaturas relativamente uniformes,  alta pluviosidade e umidade. A terra firme constitui 98% da Bacia e também inclui uma grande variedade de habitats ou ecossistemas entre os quais se destacam florestas pluviais, florestas decíduas, savanas bem drenadas, savanas mal drenadas, florestas antropogênicas e florestas montanhosas.
As florestas de terra firme ocorrem em áreas não inundáveis da Amazônia, incluindo um grande número de subtipos importantes, alguns dos quais merecem tratamento em separado.
A diversidade da flora ocorre sob um verdadeiro mosaico ecológico que representa uma fonte de oportunidades para as populações humanas amazônicas. Esse mosaico é visto, porém como uma limitação quanto à planificação regional, e opta-se sempre por simplificar essa diversidade. O resultado da simplificação no planejamento é a destruição ambiental pela não-percepção dos recursos presentes numa área.
            Os solos do Município de Medicilândia são representados, em maior percentagem, pelo Latossolo Amarelo distrófico, com várias associações, desde a Areia Quartzosa, solos Hidromórficos, até Latossolo Vermelho. Em pequena ocorrência, ao sul do Município.
            A vegetação do Município é representada, em sua maior extensão, pela Floresta Densa. As margens da rodovia Transamazônica, intensos desmatamentos propiciam o aparecimento da Floresta Secundária ou Capoeira.
O percentual da alteração da cobertura vegetal do Município está incluído no qual fazia parte, a Área Indígena Arara II, e uma pequena parte da Área Indígena I.
            Na hidrografia do município de Medicilândia, destacam-se, grandes quantidades de rios e lagos que muitos deles não estão sendo respeitado pelos seres humanos que estão destruindo toda a vegetação em suas margens.
            Todo ser vivo depende da água para viver, o mundo é composto de água, podendo ser encontrada no estado sólido, líquido e gasoso. Estamos em pleno século XXI, más o ser humano ainda não se deu conta da importância da água, que a vida só é possível com a presença desse líquido precioso. Com a exploração do homem no cultivo da terra, consequentemente a água é atingida; são poluídas, ficando sem proteção e ainda está desaparecendo tornando-as escassa para milhões de pessoas.
As características climáticas do Município não diferem muito das de sua região. A temperatura do ar é sempre elevada, a umidade relativa apresenta valores aproximados de 80% em quase todos os meses do ano. A pluviosidade se aproxima dos 2.000 mm anuais, entretanto, é um tanto irregular durante o ano. A estação chuvosa coincide com os meses de dezembro a junho, e a menos chuvosa, de julho a novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário