segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

RESENHA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA


Ribeiro  Adriano. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professor de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Dr. Gilberto Alves do Nascimento, Piraquara - PR: A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

 

            O autor do texto retrata uma realidade que é vivenciada hoje na maioria dos estabelecimentos de educação básica do país, que é a adoção de uma gestão democrática e a construção do PPP participativo. Concordo plenamente com o autor quando o mesmo diz que não se pode pensar em qualidade de ensino sem que construa e vivencie coletivamente o PPP.

            Posso afirmar, por conhecer varias gestão de escolas do município de Medicilândia onde os PPP são construído geralmente por um pequeno grupo de pessoas, sem a participação do comunidade em geral, basicamente essa construção são feitas somente por cobranças do estado e depois são arquivado na escola e não da suporte para nenhuma práxis nas escolas no qual o mesmo rege, enquanto que o PPP no entendimento de Eyng, é

 

 

o instrumento que define mediante planejamento coletivo os processos da gestão da escola. O projeto pedagógico é, portanto, o veículo do planejamento e a principal ferramenta da gestão. Nesse são definidos, organizados, normatizados e acompanhados os processos de aprendizagem e participação, individual e coletiva, no espaço escolar6. (2002 a,p.6)

 

 

            O projeto político Pedagógico permite que toda a comunidade escolar (direção, professores, pais, alunos, etc.) participe da gestão democrática da escola, ou seja, todos os que participaram da construção do planejamento, passa a conhecer quais as metas a ser alcançada e a partir dessa perspectiva pode se avaliar, dialogar e criar ações coletivas para que  o PPP ser essencial na pratica educacional atendendo as necessidades e especificidades das mais diversas diferenças dentro do espaço escolar, seja ela cultural, econômico e política.

            O que pode se entender da pesquisa realizada pelo autor no um município de Piraquara PR, o que ocorre nessas cincos escolas e o mesma de muitas outras escolas, a gestão democrática como pode se perceber através da pesquisa ainda é um desafio para os gestores, são poucos os que procuram saber que tipo de alunos que temos e o que precisamos trabalhar para atender a necessidade do mesmos.

 

 

 

 

Discente: Luciano Ulatoski                                  Data 13/01/2013 

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