Ribeiro Adriano. Mestre em Educação pela Pontifícia
Universidade Católica do Paraná, professor de Língua Portuguesa do Colégio
Estadual Dr. Gilberto Alves do Nascimento, Piraquara - PR: A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO
POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O autor do texto retrata uma
realidade que é vivenciada hoje na maioria dos estabelecimentos de educação
básica do país, que é a adoção de uma gestão democrática e a construção do PPP
participativo. Concordo plenamente com o autor quando o mesmo diz que não se
pode pensar em qualidade de ensino sem que construa e vivencie coletivamente o
PPP.
Posso afirmar, por conhecer varias
gestão de escolas do município de Medicilândia onde os PPP são construído
geralmente por um pequeno grupo de pessoas, sem a participação do comunidade em
geral, basicamente essa construção são feitas somente por cobranças do estado e
depois são arquivado na escola e não da suporte para nenhuma práxis nas escolas
no qual o mesmo rege, enquanto que o PPP no entendimento de Eyng, é
o instrumento que define mediante
planejamento coletivo os processos da gestão da escola. O projeto pedagógico é,
portanto, o veículo do planejamento e a principal ferramenta da gestão. Nesse
são definidos, organizados, normatizados e acompanhados os processos de
aprendizagem e participação, individual e coletiva, no espaço escolar6. (2002
a,p.6)
O projeto político Pedagógico
permite que toda a comunidade escolar (direção, professores, pais, alunos,
etc.) participe da gestão democrática da escola, ou seja, todos os que
participaram da construção do planejamento, passa a conhecer quais as metas a
ser alcançada e a partir dessa perspectiva pode se avaliar, dialogar e criar
ações coletivas para que o PPP ser
essencial na pratica educacional atendendo as necessidades e especificidades
das mais diversas diferenças dentro do espaço escolar, seja ela cultural,
econômico e política.
O que pode se entender da pesquisa
realizada pelo autor no um município de Piraquara PR, o que ocorre nessas
cincos escolas e o mesma de muitas outras escolas, a gestão democrática como
pode se perceber através da pesquisa ainda é um desafio para os gestores, são
poucos os que procuram saber que tipo de alunos que temos e o que precisamos
trabalhar para atender a necessidade do mesmos.
Discente:
Luciano Ulatoski Data
13/01/2013